Dr. Roched Abib Seba

 

O Dr. Roched Abib Seba nasceu dia 10 de abril de 1917 na cidade de Pratápolis, onde passou sua infância e adolescência. Aos 17 anos mudou-se para Niterói para completar seus estudos.

         Em 1938, já matriculado no tão sonhado curso de medicina da Faculdade Fluminense, começou a trabalhar no Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro, onde entrou como auxiliar de laboratório. Sempre dedicado ao Instituto, em 1946 foi promovido a Assistente de Direção Industrial. Já em 1949 assumiu sua direção científica.

         Era casado com D. Yolanda Bullus Seba e teve quatro filhos: José Bullus Seba, Diretor do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense; Oswaldo Bullus Seba, Chefe do setor de Imunopatologia do Instituto Vital Brazil; Dr. Abdo Bullus Seba, Diretor da Alergia Clínica José Seba; professora Lilian Seba Tannus. Dr. Roched teve ainda, cinco netos.

         Como Diretor do Instituto Vital Brazil foi o criador da vacina dupla contra meningite, intensamente utilizada em vários países do mundo, além de realizar vários trabalhos que contribuíram para o avanço do estudo do tétano e de venenos de serpentes. Durante grande parte de sua vida dedicou-se às pesquisas com substâncias como o curare, fundamental na anestologia, que lhe valeu uma homenagem do cientista francês Bovet, prêmio Nobel de Medicina na década de 50.

         Dr. Roched Seba foi também assessor científico da Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil – Cacex – e membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Governo João Goulart em 1963 para estabelecer normas visando o desenvolvimento da industria químico-farmacêutica no Brasil.

Durante sua vida profissional foi agraciado com diversos prêmios e comendas, entre eles o Prêmio Antônio Pedro da Sociedade Fluminense de Medicina nos anos 1950 e 1951 e a Medalha Vital Brazil em 1965 no ano do 1º Centenário do Dr. Vital Brazil Mineiro da Campanha.

         O Dr. Roched Seba doou 50 anos de sua vida ao Instituto Vital Brazil, à Universidade Federal Fluminense, à Associação Médica Fluminense e à Academia de Medicina.

         Dr. Roched Seba faleceu dia 02 de fevereiro de 1988 às 7 horas e 30 minutos de uma terça feira em sua residência, vitimado por um enfarto fulminante do miocardio, aos 70 anos. Era professor titular da cadeira de Farmacologia da Universidade Federal Fluminense e da Faculdade de Medicina de Teresópolis. Foi sepultado no cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, onde às 11 horas e 30 minutos foi encerrado no jazigo 67, quadra 16 no Jardim dos Ipês.

 

Fonte: Jornal ‘O Fluminense’ do Rio de Janeiro, dos dias 03 e 04 de fevereiro de 1988

© 2010 Todos os direitos reservados. No ar desde 01/01/2010

Criar sites grátis em portugues

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!