Neide e Mário eram dois jovens namorados que se amavam muito. Namoraram por muito tempo, depois se casaram. Passaram a vida feliz, tiveram quatro filhos. Até que um dia, apareceu um homem, com muita lábia, desses que não se importava com nada, e acabou fazendo com que Neide se interessasse por ele. Como tudo que se faz aqui na terra é descoberto, um dia a caiu para Neide. Mário ficou sabendo, abandonou Neide, fora embora levando consigo os quatro filhos.
Mário mudou-se para sua terra natal. Uma cidadezinha pequena, mas onde Mário conseguiria criar seus quatro filhos e mante-los fora da mãe.
Mário nunca escondeu a verdade a seus filhos. Sempre conversava com eles, dizia a verdade e também, que era pra ficar longe da mãe.
Os anos se passaram, os filhos cresceram e se emanciparam. Então o pai, Mário, disse-lhes: agora vocês já cresceram, são adultos e eu ao posso exigir nada de vocês, cada um segue suas vidas como achar melhor.
Dois dos filhos .quis procurar a mãe, na cidade onde moraram. Mas nada de encontrar. Nem os parentes sabiam lhe responder.
Estes dois filhos, já cansados de procurar, sem obter nenhuma resposta, sentaram na praça para descansar, pensando qual seria o próximo passo.
Neste momento apareceu uma senhora maltrapilha e velha, que se aproximou deles pedindo-lhes uma esmola, alegando estar faminta. Um.dos filhos pega algumas moedas e dá a mulher o outro pediu para que ela o esperasse e foi até um restaurante, comprou um marmitex e levou para a pobre senhora. A senhora agradeceu muito e ao despedir, talvez, por uma ironia do destino, disse: - Deus lhes abençoe, meu filho! Os dois em uma só voz, pergunta a esta senhora, o seu nome. Ela responde: Neide. Assustados, eles começam a fazer um serie de perguntas. Ela narra a eles toda sua historia, que depois de ouvi-la atentamente, eles têm a certeza de que aquela pobre senhora é a sua mãe, velha e doente. Sem dizer nada, eles preparam uma morada para ela. Alugaram uma casa, compraram moveis, alimento, enfim, uma morada, simples embora digna. Depois de alguns meses, é que, os dois filhos contaram a ela que eram seus filhos e de Mário.
Felizes, os dois filhos passaram a cuidar de sua mãe que sofrera o castigo de não poder criar seus filhos.
História fictícia de René Belluomini.