Tudo começou quando uma família de poder aquisitivo médio, noradores em uma cidade de porte grande com dois filhos já criados, meçaram a ter problemas familiares. O homem Hélio, e ela Maria Rita, endo seus filhos, Joel e Antônio.
Hélio, um homem de uma bondade muito grande, muito apegado ios seus dois filhos, Joel e António.
O tempo passou até que um dia o casal se separou e Maria Rita icabou ficando com a guarda dos filhos.
Joel tudo fez para ver seus filhos bem criados. Mas nem tudo 3 como a gente sonha, e com Joel não foi diferente.
Um dos seus filhos, ó António, resolveu ir embora de casa. lomou rumo e foi embora sem falar com ninguém. Passaram-se dias, neses e anos, sem António dar notícias. O pai, Hélio, cheio de sauda-jes, resolveu procurar o filho António. A única preocupação de Hélio, pois Joel, o filho mais velho, já estava casado e com seus filhos, já não arecisava mais de seus cuidados.
Hélio fez a sua mala, pegou suas economias e foi em busca de seu filho.
Hélio percorreu por varias cidades, e nada de ter nenhuma noticia de seu filho.
Foi ai, quando já desanimado, passando por uma cidadezinha bem pequenina, sentiu o cansaço bater mais forte e parou para descansar em uma capela.
Foi tão grande sua surpresa ao olhar para o altar não viu nenhuma imagem. Chegou mais perto, e pode afirmar que não havia imagem naquela humilde capela. Mas ao fixar seus olhos, conseguiu ler o que estava escrito no centro do altar da capela: Santa Rita.
Hélio ficou intrigado com aquilo que via, ajoelhou e rezou pedindo a Santa Rita que se mostra onde estava seu filho. Hélio rezou muito e prometeu a Santa Rita que faria de tudo para encontrar seu filho. E que quando encontrasse seu filho voltaria para agradecer.
Ao terminar seu pedido e suas orações, Hélio, saiu andando pela cidadezinha, movido por uma força, que nem ele mesmo sabia explicar. Foi quando acabou chegando na porta de uma cadeia, justamente no dia de visita. Ao chegar, perto das grades, avistou num canto da cela um rapaz sujo e barbudo. E Hélio reconheceu que aquele era seu filho Antônio'e mais que depressa já foi lhe perguntando: - Porque está preso meu filho? Meu pai, eu estou preso, porque sou suspeito de ter roubado a imagem de Santa Rita da capela. Mas eu juro, estou pagando por uma coisa que não devo. Hélio acreditando na inocência de seu filho procurou um advogado e conseguiu libertá-lo rapidamente.
A primeira coisa que Hélio quis fazer foi chamar seu filho para ir até a capela de santa Rita, pois tinham uma promessa a cumprir.
No caminho até a capela, encontraram um homem que trazia em suas mãos uma imagem de santa Rita.
Foi quando Hélio, indagou, porque carregava esta imagem. Este homem, confessou que a meses atrás, roubou aquela imagem da capela e estava arrependido querendo devolve-la.
Hélio, muito feliz por ter encontrado o filho e ver o homem arrependido acompanhou-o até a capela, agradeceu a Santa Rita por ter encontrado seu filho e pediu para que ela a perdoasse.
Foi assim que o milagre aconteceu!